Desde as cavernas, o homem pensa primeiro em conseguir abrigo e alimentação para depois pensar em todo resto: diversão, prazer, trabalho. Mas por que retroceder tanto no tempo? Nem precisa mesmo, porque alimentação mudou muito, mudou tanto, mudou de forma que, hoje, tem coisa que nem parece comida, mas é. Um bom vinho é mais alimento pra alma do que pra o corpo. Um shake é mais alimento pra o condicionamento físico do que pra sustentar o organismo em funcionamento, afinal, hoje, a gente pode pensar em mais do que a sobrevivência nas cavernas, e programar aquela série na academia de ginástica.
E você, conhece comidas estranhas ou tem hábito de comer comidas estranhas, que nem parecem alimento? Compartilhe sua história com a gente nos comentários. Porque comer é um tema de muita conversa, e, aqui no blog, vamos conversar muito sobre isso.
Conversar, por exemplo, sobre as diversas culturas alimentares que se misturam em nossa mesa todos os dias.
Com o passar dos séculos, outra mudança radical foi essa mistura de culturas alimentares. No Brasil, por exemplo, temos a miscigenação das culinárias indígena, portuguesa, africana, judaica, italiana, alemã, todos os povos que, desde a colonização de nosso país, aqui chegaram e fizeram a terra do pau-brasil de lar.
A mandioca e sua farinha indígena, que fazem parte de diversas receitas por todo Brasil, principalmente Norte e Nordeste. O cuscuz que vem da cultura árabe. A feijoada, que uns dizem ter origem nas senzalas de escravos e outros asseguram que tem origem em pratos europeus como o cassoulet (clique aqui e veja a explicação da origem europeia).
No final das contas, o que importa mesmo é que todo mundo tem acesso às diversas receitas, as diversas culturas gastronômicas, e pode escolher o seu prato favorito.
Para o corpo ou para a alma, brasileira ou estrangeira, fast food ou slow food (não sabe o que é? Vamos então descobrir? siga esse link ou esse ou clique aqui e saiba mais), o importante é você buscar uma alimentação saudável, com produtos de qualidade garantida e procedência conhecida, para que cada refeição seja uma garantia de que seu corpo está sendo bem cuidado, mas que também lhe dê prazer, se encaixe em sua rotina e suas características pessoais.
Então, faça boas escolhas desde agora e faça do hábito de comer uma história que seja do seu jeito.
E continue seguindo a gente aqui, no blog Favorito, sempre com cada vez mais informações pra você.